Assim como outros planetas do nosso sistema solar, Júpiter é constantemente observada pelos cientistas. A ideia é que, por meio de sua observação, seja possível entender melhor como as coisas funcionam por lá e, com isso, compreender o funcionamento do mundo em si. A NASAcolocou a sonda Juno na orbita do planeta para fazer registros do local. E, recentemente, adquiriu resultados incríveis do local.
As imagens registradas no polo norte de Júpiter foram feiras utilizando infravermelhoe possibilitaram ver a região de uma forma nunca imaginada antes. As descobertas feitas por meio das imagens obtidas vão muito além de uma visão extraordinária e única. Além de imagens fascinantes, a NASAtambém divulgou um vídeo de animação 3D mostrando como seria sobrevoar sobre o planeta. Apesar de ter uma curta duração, cada segundo da animação vale a pena.
A sonda que sobrevoou Júpiter
As fotos tiradas do polo norte de Júpiterforam registradas pela sonda Juno. Ela entrou na órbita do planeta em julho de 2016 e possibilitou uma visão inédita da região. Um dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Planetologia chamadoAlberto Adriani afirmou que antes de Junonão se sabia realmente como eram os polosde Júpitere tudo o que eles podiam fazer era imaginar.
A sondafoi a primeira a ir em uma missão utilizando dispositivos movidos a energia solarsobre o comando da Terra. As imagens tiradas em infravermelhoforam feitas pelo mapeador JIRAM – Jovian InfraRed Auroral Mapper, presentes na espaçonave. Além disso, a tecnologia presente no dispositivo possibilita que ele penetre cerca de 70 quilômetros nas nuvens que rodeiam Júpiter. As imagens feitas em infravermelhopossibilitaram uma maior compreensão e análise dobre os padrões climáticos e dos ciclonesde Júpiter. Essas imagens iram te dar uma noção melhor sobre o quão magnífico a superfície da região pode ser. por www.fatosdesconhecidos.com.br