O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta sexta-feira (11) às declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o chamou de “covarde” durante um evento do governo federal no Espírito Santo. Por meio da rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro escreveu:
“Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?”
A fala de Lula ocorreu durante um ato oficial voltado à reparação socioeconômica das vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. No discurso, o presidente associou Bolsonaro a uma tentativa de golpe de Estado, fazendo duras críticas também ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça”, disse Lula, em referência ao recente aumento de tarifas sobre produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos.
Lula ainda ironizou a aproximação de Eduardo com o ex-presidente americano Donald Trump, insinuando que o deputado buscou ajuda internacional para livrar Bolsonaro de investigações no Brasil:
“Mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai, não deixa meu pai ser preso’”, declarou o petista.
O presidente também criticou a carta divulgada por Trump, em que o norte-americano aponta uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro. “É preciso criar vergonha na cara, porque a coisa mais pequena de um homem é ele não ter caráter”, afirmou Lula.
O embate entre os dois líderes ocorre em meio a tensões diplomáticas causadas pelo chamado “tarifaço” anunciado por Trump, que prevê um aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
FONTE : Mossoró Notícias EDIÇÃO : Luis Matias