Como melhorar a interação em sua rádio realizando promoções
24/01/2018 16:29 em Música
Promoção para ouvintes


Nesse artigo nós vamos te dar dicas para anunciar promoções e sorteios, atingindo um vasto público para sua rádio. Você sabia que as melhores estratégias de marketing digital estão nas redes sociais? Caso não saiba, vai ai algumas dicas:

Por que usar as redes sociais para divulgar promoções?

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso entender o mercado. De acordo com o Facebook, dois bilhões de pessoas acessam a plataforma mensalmente. 81% dos millennials verificam o Twitter pelo menos uma vez por dia. Instagram Stories já alcançou mais de 150 milhões de usuários ativos. Ou seja, as pessoas estão fielmente conectadas às redes sociais, permitindo que a sua emissora alcance um público muito maior, em comparação com a divulgação apenas na rádio.

Um dos melhores lugares para fazer propaganda atualmente é o Facebook, pois permite conteúdos em vídeo, texto e imagem, além de ser mais dinâmico na divulgação de outros sites, como o site institucional da sua emissora ou sua rádio online. Mais de 2 milhões de empresas utilizam o Facebook para fazer propaganda de seu negócio.

É claro que você não vai anunciar sua promoção só no Facebook. É preciso que essa informação esteja em todos os canais onde sua rádio está, ou seja, tanto nas redes sociais quanto no aplicativo, no site, na web rádio e também durante a programação diária. Onde o seu público estiver, a informação da promoção precisa estar lá.

Cuidado com as regras do Facebook

As regras do Facebook se resumem basicamente em: não é permitido pedir para que as pessoas compartilhem a imagem da promoção nem marcar amigos nos comentários. No caso de sorteios, será possível utilizar aplicativos autorizados para manter a transparência e também a confiança na promoção.

Isso é útil, pois evita que sua rádio se encha de fãs vazios que só estão lá fazendo volume, sem gerar engajamento nenhum com a rádio. Afinal, comentar, curtir ou compartilhar alguma coisa é muito fácil, qualquer um faz isso sem o menor interesse no seu conteúdo. Mas ser redirecionado a outra página para se cadastrar no site da promoção já é algo que demonstra um maior potencial de engajamento.

É importante também não confiar apenas no alcance orgânico, pois o Facebook limita a quantidade de pessoas que recebem seu conteúdo. Para um alcance maior, utilize o Facebook Ads, que são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma do Facebook. O processo de criação e veiculação é bem simples, e a própria plataforma tem tutoriais bem detalhados.

Facilite a participação

Uma das vantagens de divulgar promoções nas redes sociais é a facilidade de participação. É importante que seja preciso apenas alguns cliques para realizar o cadastro e participar da promoção, pois assim você terá certeza que mais pessoas irão participar. Também é possível pedir para que a pessoa curta e comente a publicação para participar, sem ferir as regras do Facebook. Se seu ouvinte precisar fazer uma ligação, aguardar na linha e passar informações para alguém, a probabilidade de que ele participe da promoção é muito baixa.

Caso queira fazer uma promoção de algo muito desejado, uma ótima estratégia é pedir para seus ouvintes acompanharem a programação da rádio e, de acordo com um critério pré-estabelecido, são liberados códigos ou informações que devem ser cadastradas em uma plataforma. Por exemplo, se sua emissora está sorteando ingressos para um show, o critério para participar da promoção é anotar todos os horários que as músicas desse artista tocam. Então, o ouvinte deve cadastrar esses horários numa plataforma para ser sorteado. Cada cadastro adicional é uma chance extra de ganhar.

Essa estratégia é vantajosa, pois o ouvinte precisa estar sintonizado o dia inteiro. Se o conteúdo for agradável e de acordo com o perfil do ouvinte, há grandes chances de que ele passe a ouvir a rádio com mais frequência, mesmo após o sorteio.

Valorize a imagem da promoção

A primeira impressão é que fica, como diz o velho ditado. Se o banner que você está usando no Facebook para divulgar sua promoção ou sorteio é mal feito, com uma fonte não adequada ao contexto, faltando informações, imagem de baixa resolução, os seus ouvintes — e potenciais ouvintes — podem duvidar da veracidade das informações e da credibilidade da sua emissora. Do mesmo modo, se o texto que acompanha a imagem for mal escrito, tiver erros de português ou de digitação, a credibilidade da sua rádio também cai.

Procure um profissional para fazer um banner bonito, específico para aquela promoção. Você pode contratar por sites de freelancers, sem necessidade de registro em carteira de trabalho ou burocracia. Também revise e revise de novo tudo o que for escrever. Se achar necessário, contrate um revisor, seja por freelance ou CLT. Lembre-se que essa promoção estará anunciada no Facebook Ads e irá aparecer para centenas de pessoas. Você com certeza irá querer passar uma imagem de confiança e profissionalismo.

Use datas comemorativas para criar promoções

Dia dos pais, das mães, das crianças, dos namorados, natal… Temos diversas datas comemorativas durante o ano, e você pode aproveitá-las para criar promoções e sortear brindes de acordo com a época. Um vale compras em alguma loja, um brinquedo, uma diária num hotel, um jantar a dois num restaurante, uma cesta de natal, entre outros. Não desperdice nenhuma data comemorativa!

Dica extra: Crie uma promoção exclusiva para usuários do aplicativo!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!