Guia da Terapia Hormonal para Pessoas Trans - Serviço de utilidade pública de informação
14/04/2018 11:38 em Tecnologia

Guia da Terapia Hormonal para Pessoas Trans

 

     Traduzido do: “A guide to hormone therapy for trans people” produzido pelo Escritório Central de Informações do Departamento de Saúde do Reino Unido, em 2007. o guia está disponível para baixar em PDF no idioma inglês no site Transgenderzone

Texto por Ana Beatriz Ruppelt Dos Santos

*Texto editado por nós por conter termos errados ou muito ultrapassados e ofensivos.

Esta publicação foi produzida por uma equipe que inclui médicos e pessoas trans para ajudar você a compreender e responder a algumas das suas dúvidas sobre o tratamento hormonal para as pessoas trans.

Esta publicação dá aos homens trans e mulheres trans informações claras sobre os benefícios da terapia hormonal e os riscos e efeitos colaterais. Cada indivíduo é diferente, e orientação sobre a terapia hormonal deve ser sempre utilizado de forma flexível em resposta às necessidades individuais.

Se você está pensando em iniciar a terapia hormonal, você pode achar útil para compartilhar as informações contidas neste livreto com um cônjuge ou companheiro ou outros familiares.

Quais são os hormônios?

Há muitos diferentes hormônios produzidos no corpo por um sistema de glãndulas. Esses hormônios são despejados diretamente na corrente sanguínea para que sejam realizadas suas funções em todo o corpo.

Entre eles estão os hormônios sexuais: a testosterona,produzido pelos testículos, e o estrogênio, produzido pelos ovários.
As pessoas com sistema reprodutor testicular também têm uma pequena quantidade de estrogênio, porque uma parte de testosterona é convertida em estrogênio.

Em todas as pessoas, as glândulas adrenais, que ficam em cima dos rins, produzem pequenas quantidades de testosterona. Então todas as pessoas produzem naturalmente testosterona e estrogênio.

Que efeitos têm hormônios produzidos naturalmente?

De um modo geral, a testosterona tem efeitos masculinizantes e estrogênio temefeitos de feminização.

Juntamente com fatores genéticos, os hormônios sexuais afetam o desenvolvimento do sistema reprodutivo, o cérebro e as características físicas,como altura , constituição física, a forma de como a gordura é distribuída em seu corpo e sua massa muscular.

Antes do nascimento, nas pessoas com sistema reprodutor testicular, uma forma forte de testosterona impulsiona o desenvolvimento do pênis e testículos. Sem essa entrada de testosterona,as pessoas com sistema reprodutor ovariado desenvolvem o clitóris e os lábios, ovários, útero e vagina.

Este sistema é chamado o sistema endócrino e o médico especialista que trata este campo da medicina é o endocrinologista.

Na puberdade, os hormônios sexuais vão propiciar o desenvolvimento do que chamamos de características sexuais “secundárias”. Nas pessoas com sistema reprodutor ovariado , estes incluem os seios, uma forma mais arredondada, pelos nas axilas e pêlos pubianos, nas pessoas com sistema reprodutor testicular, incluem pelos faciais e corporais, o pomo de Adão proeminente, um aprofundamento da voz, um alargamento do pênis e dos testículos , ereções, pêlos pubianos e aumento da altura e massa muscular.

Ao longo da vida, os hormônios sexuais ajudam a apoiar os sistema reprodutivo e de saúde geral e bem-estar.
À medida que envelhecemos, os hormônios diminuem naturalmente.

Quais os efeitos físicos tratamento hormonal terão sobre mim?

Se você é uma mulher trans, os hormônios sexuais cruzados serão útil para tornar a sua aparência mais feminina, se você é um homem trans farão sua aparência mais masculina.

No entanto, se você é um homem ou uma mulher trans, você precisa ser realista sobre a extensão das mudanças que você pode esperar. Apesar de hormônios tomados na idade adulta poderem ajudar a manter os ossos saudáveis​​, não podem alterar a sua forma esquelética ou a sua altura.

Mulheres Trans

Nas mulheres trans, o estrogênio tem efeitos sutis de feminizar:
- A gordura pode ser distribuído nos quadris.
- O tamanho do pênis e os testículos pode ser ligeiramente reduzida.
- Algumas mulheres trans acham que as ereções e orgasmo são mais difíceis de alcançar.
- A massa muscular pode ser reduzida.
- Seios podem ficar sensíveis e irregulares e, muitas vezes um aumento modesto em tamanho.
- O crescimento de pêlos faciais e corporais podem tornar-se mais fracos. Este é considerado por muitas mulheres trans como útil no apoio ao processo de depilação por eletrólise e / ou tratamento a laser e outras técnicas de remoção de pelos.
- Calvície de padrão masculino pode ser reduzida ou interrompida, mas não é
necessariamente invertida.

Homens Trans

Nos homens trans, a testosterona pode causar os seguintes efeitos:
- Ela promove o crescimento de pelos da barba e do corpo.
- Calvície de padrão masculino podem se desenvolver.
- O clitóris aumenta ligeiramente em tamanho.
- Libido pode ser aumentada.
- Massa muscular aumenta.
- O aprofundamento da voz.
- A menstruação irá parar, embora possa haver algum sangramento exigindo o ajuste da dosagem.
- Alguns indivíduos desenvolvem acne.

A maneira como você responde ao tratamento com hormônio vai ajudar você e seu médico decidir se é certo para você. Se os efeitos são inúteis ou mesmo desagradáveis, isso pode indicar que este tratamento não é adequado para você. Você pode parar de tomar hormônios, a qualquer momento.

Por outro lado, se você começar a se sentir melhor, psicologicamente e fisicamente, este é um bom sinal de que continuar com a terapia hormonal irá beneficiá-lo, e que seu tratamento está no caminho certo. Você e seu médico ainda precisarão ter certeza sobre isso porque o tratamento ainda fará algumas ou todas as mudanças físicas acima mencionadas.

Alguns desses começam a acontecer depois de alguns meses e podem ser irreversíveis, como o engrossamento da voz em homens trans e crescimento da mama em mulheres trans. No entanto, a maioria das mudanças são lentas para se desenvolver.

Na verdade, as pessoas trans, por vezes, sentem-se frustrados com o ritmo lento das mudanças provocadas pelo tratamento hormonal. Lembre-se que, como a puberdade, as mudanças físicas estão espalhados ao longo de alguns anos, doses tão elevadas de hormônios não necessariamente produzem resultados melhores ou mais rápidos. Por exemplo, a forma da mama de mulheres adultas cis só é alcançada após vários anos de exposição ao estrogênio durante a puberdade, e elas têm tamanhos muito diferentes de mama. É semelhante para as mulheres trans, algumas das quais nunca vão desenvolver nada mais do que seios muito pequenos.

Se você é um homem trans, você pode realmente achar que tomar testosterona excessiva é contraproducente, pois os mecanismos naturais do corpo pode converter alguns de testosterona em estrogênio.

Adolescentes trans

Se você é uma pessoa adolescente trans, você pode sentir um forte senso de conflito entre a aparência e a identidade de gênero durante a puberdade, quando seu corpo está se tornando uma forma adulta. Bloqueadores hormonais podem ajudar neste momento temporariamente suprimir as mudanças mais óbvias para o seu corpo. Isso proporciona um espaço de respiração para você decidir como você quer viver como um adulto. Atualmente, você não pode ter esse tratamento no âmbito do (sistema de saúde), até depois das mudanças que ocorrem na puberdade são completadas.

Será que eu sempre tenho que tomar hormônios a vida toda?

Sim, você terá de tomar hormônios para o resto da sua vida se você deseja manter os efeitos feminilizantes do estrogênio ou os efeitos masculinizantes da testosterona*. Se, em qualquer etapa, você decide ter seu testículos (mulheres trans) ou seus ovários (homens trans) removidos por cirurgia, a sua dose de hormônios normalmente será reduzido, mas que ainda deve ser suficiente para produzir os efeitos que você precisa e para mantê-lo bem, e para protegê-lo contra a osteoporose (fragilidade dos ossos) à medida que envelhecem, e
Se você ainda está em bloqueadores hormonais, você vai parar de tomá-los
completamente.

*Alguns efeitos da Testosterona são irreversíveis e continuam mesmo após a pessoa parar de tomá-la, então dependendo dos seus desejos com a hormonização, você não precisa tomá-la para sempre (inclusive é muito comum pessoas trans usarem ela só até alcançarem efeitos específicos).

Quais são os riscos do tratamento hormonal?

Idealmente, o tratamento médico deve ser baseado em evidências científicas,mas há pouca pesquisa sobre o uso de hormônios sexuais cruzados.

A orientação portanto é, que seja utilizado de forma flexível, atendendo às suas necessidades específicas e mantendo o risco para sua saúde o mais baixo possível.
Tratamento hormonal para as pessoas trans em doses razoáveis ​​é notavelmente segura.

Os produtos hormonais que serão prescritos são muito parecidas com os hormônios naturais produzidos pelo corpo. A maioria das pessoas que tomam hormonios não enfrentam maiores problemas.
No entanto, toda medicação tem efeitos colaterais, e algumas pessoas podem ter reações adversas sérias. Você precisa estar ciente dos possíveis riscos, embora remota, antes de decidir iniciar o tratamento.

Os riscos mais graves ao tomar estrogênio são:

- Trombose
- Trombose venosa profunda (TVP)
- Embolia pulmonar (bloqueio de um vaso sanguíneo nos pulmões)
- Alteração da função hepática.

O risco mais grave quando se toma testosterona é:

- Policitemia (excesso de produção de células vermelhas do sangue).
O risco de desenvolver complicações decorrentes de um tratamento hormonal é relativamente pequeno e é menos comum, se sua saúde geral é boa.

Trombose em mulheres trans é mais provável de ocorrer no primeiro ano de tratamento, especialmente se estiver a tomar um hormônio chamado etinilestradiol.

Há muito menos riscos de trombose com o estradiol, que é o produto mais prescrito para as mulheres trans atualmente.

A maneira como você deve tomar os hormônios também pode fazer uma diferença em como seu corpo reage. Aqueles que podem ter mais riscos, por exemplo,são as pessoas com mais de 40 anos, pode ser aconselhada a utilização do hormônio adesivos, para que o medicamento seja absorvido através da pele. Comparado com os comprimidos, gel ou injeções, os adesivos hormonais proporcionam uma liberação mais gradual de hormônios na corrente sanguínea, que o corpo é capaz de tolerar mais facilmente.

Por que eu preciso ser monitorado?

O Controle da sua saúde vai ajudar o seu médico para garantir que o seu corpo está absorvendo a medicação. Ele também pode ajudar o médico a identificar quaisquer problemas de saúde cedo de modo que, se necessário, o seu tratamento hormonal, possa ser ajustado e / ou medicamentos adicionais podem ser prescritos.

É muito importante que você dê mais detalhes com o seu médico de qualquer história que você e / ou sua família tenham câncer de mama ou distúrbios circulatórios ou hepáticos. Isso não significa que você não pode ter terapia hormonal, mas o seu médico será capaz de aconselhá-lo sobre as opções de tratamento disponíveis, e acompanhamento através da supervisão, para atender às suas necessidades específicas

Um estilo de vida saudável é importante. Você deve comer de forma sensata e fazer
exercício físico regular. O uso de drogas, consumo excessivo de álcool e
obesidade são fatores que podem prejudicar o seu tratamento hormonal
e aumentar o risco de complicações, que podem afetar a sua
chances de fazer a cirurgia.
Fumar, em particular, é um risco significativamente maior para você do que
tratamento hormonal. Além disso, se você é uma mulher trans e você
está tomando estrógeno, o tabagismo reduz seus efeitos feminizantes.

Se você estiver sob medicação para outras doenças, por exemplo, drogas anti-retrovirais para o HIV, você precisa dizer ao seu médico. No entanto, ser HIV positivo não é uma razão para você ser recusado no tratamento hormonal.
Monitorização da pressão arterial, exames de sangue regulares e,eventualmente, análises de seus ossos, peitos e da pelve podem ser realizadas. É importante para você entender que, mesmo com um acompanhamento regular, você ainda pode sentir efeitos secundários adversos.
Se, a qualquer momento, você tiver dor no peito ou falta de ar,
desconforto na panturrilha ou anormalmente freqüentes e / ou grave
dores de cabeça, você deve procurar ajuda médica urgente.

O que o consentimento informado significa?

Antes de começar o tratamento hormonal, o médico que está prescrevendo hormônios para você deve discutir todos os aspectos do tratamento com você. Você deve tomar uma decisão conjunta com o médico sobre quando começar a tomar hormônios. Você deve considerar os riscos, e pergunte ao seu médico para explicar qualquer coisa que você não entende.

Também é de sua responsabilidade de informar o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde e qualquer medicamento que esteja tomando ou outros produtos que você está usando, principalmente se estas tiverem sido alteradas desde as discussões anteriores.

Alguns médicos irão lhe pedir para assinar um termo de consentimento para indicar que você entenda os benefícios e riscos do tratamento hormonal. Isto é especialmente importante se você tiver qualquer problema de saúde que poderiam ser agravadas por hormônios. Além disso, se você desenvolver as preocupações com saúde depois de iniciar o tratamento, você deve ter mais discussões com o seu médico para ajudá-lo a fazer uma escolha informada sobre se deve ou não continuar. Ao tomar sua decisão, você deve equilibrar o nível de risco de tomar hormônios contra o nível pessoal de desconforto, pode ocorrer de você decidir não tomá-los.

Será que o tratamento afetar a minha vida sexual?

A testosterona aumenta a libido, então se você é um homem trans você pode querer ter relações sexuais com mais freqüência e a experiência pode ser mais intensa. Se você é uma mulher transexual, pode ser que a dificuldade em conseguir a ereção e orgasmo possa fazer a diferença para sua vida sexual. Muitas mulheres trans dizem que durante o período de transição e para além dela, eles não estão muito interessados ​​em sexo. Se você estiver em uma relação sexual, você e seu parceiro podem querer conversar sobre como essas mudanças afetarão sua vida sexual.

Será que eu preciso parar de tomar hormônios antes da cirurgia?

Cirurgias de grande porte envolvem sempre um nível de risco. Quando você está pensando em fazer a cirurgia, você pode querer discutir com seu médico os benefícios de hormônios saindo por algumas semanas.
Para minimizar o risco de formação de coágulos sanguíneos, recomenda-seque as mulheres trans pararem de tomar estrogênio entre 4–6 semanas antes de qualquer operação. Não há comprimento absolutamente seguro de tempo, e os cirurgiões e anestesistas podem ter opiniões diferentes sobre o tempo de parar para. Eles vão levar em conta o seu estado geral de saúde e se você fuma ou está acima do peso.
Você pode começar o tratamento novamente um par de semanas após a cirurgia, a menos que seu médico aconselhe o contrário. Durante o tempo que você não está tomando estrógeno no período que antecedeu a sua operação,você pode querer começar (ou continuar) a tomar bloqueadores de hormônios para suprimir a testosterona, para desencorajar qualquer pelo facial de voltar a crescer.
Trans homens nem sempre são obrigados a parar de tomar hormônios antes da cirurgia. No entanto, a testosterona pode torná-lo mais propenso a hemorragias, portanto, você precisará ser orientado por seu cirurgião e anestesista.
Tanto os homens e mulheres trans podem fazer exames de sangue antes da cirurgia, para verificar sua saúde geral e observar qualquer tendência a formar coágulos ou hemorragia.

Será que ainda poderei ter filhos?

O tratamento hormonal vai fazer você infértil depois de um tempo. Isto é verdade. mas esse efeito não é imediato
Se você é uma mulher trans, pode ser possível restaurar sua produção de esperma ao parar a terapia hormonal. Não se sabe quanto tempo demora para o tratamento torná-la infértil e que varia de pessoa para pessoa. Se você tem seus testículos removidos, você estará permanentemente infértil.
Se você é um homem trans, o tratamento com testosterona parece levar muito mais tempo para fazê-lo permanentemente infértil, mas, novamente, não se sabe quanto tempo. Se você tiver seus ovários removidos, você não pode engravidar naturalmente, a gravidez é impossível uma vez que é realizada uma histerectomia.
Tenha certeza que você fale com seu médico sobre o efeito do tratamento hormonal sobre a sua capacidade de ter filhos no futuro. Você deve ser informado sobre a possibilidade de armazenar o esperma ou óvulos.

E se eu tomar hormônios por conta própia?

Tomar hormônios sem prescrição médica, pode pôr sua saúde em risco.

Quais são os riscos de tomar hormônios sem prescrição médica?

Os principais perigos envolvidos quando a auto-medicação são:

Você não terá informações quanto à combinação de hormônios com qualquer outro medicamento ou ervas produtos que você possa tomar você não vai ter um exame de saúde para ver se você tem quaisquer outras condições que poderiam ser afetadas pela medicação hormonal.

da dosagem e da forma em que você está tomando a medicação (comprimidos ao invés de adesivos, por exemplo) pode não ser adequado para você.
Se você já começou a tomar hormônios, desta forma, você deve consultar o seu médico e / ou um especialista do gênero, logo que possível. O médico deve levá-lo a um regime devidamente prescrito o mais rapidamente possível.
Embora os riscos são baixos quando você está tomando hormônios prescritos, como acontece com todos os medicamentos, pode haver alguns efeitos colaterais indesejados. Estes irão variar de pessoa para pessoa e dependem da medicação específica que você está prescrito. Seu médico deve alertá-lo sobre estes.

Mulheres Trans — medicação para feminização

Estrogenio

Formulações de estradiol-base são naturais de estrógeno
(estradiol 17ß). Eles incluem:
- Adesivos de estradiol (o melhor para aquelas com mais de 40 anos, fumantes ou para as com problemas circulatórios, pelo risco)
- Gel de estradiol (aplicada sobre a pele, também de baixo risco)
- Estradiol /valerato de estradiol (tomado em forma de pílula, alguns riscos)
- Etinilestradiol (não recomendado quando tomado em forma de pílula, apresenta maior risco de efeitos colaterais.)

Medicação para reduzir os efeitos da testosterona

Este tratamento não será necessário em todos os casos. Todos estes produtos são eficazes e cada um será adequado para alguns usuários do serviço.

- Acetato de ciproterona é preferido por algumas usuárias, pois é em forma de pílula e, portanto, de fácil administração. Ele funciona bloqueando os receptores de testosterona, e é eficaz contra andrógenos (testosterona)produzido pelas glândulas supra-renais, bem como o produzido pelos testículos.O uso pesado de álcool reduz a sua eficácia.
- Espironolactona (tomado em forma de pílula) é bem tolerada e
eficazes anti-andrógeno.
- Goserelina ou leuprorrelina é administrado por via subcutânea (sob a pele),injeção de depósito. É preferido por alguns médicos, porque acredita-se ter menos efeitos colaterais. Não bloqueia a testosterona produzida pelas glândulas supra-renais, mas isso não é essencial.
- Finasterida (tomado em forma de pílula) reduz o efeito da testosterona e promove uma rebrota modesta de cabelo na cabeça, se os folículos pilosos não foram inativos por muito tempo. Não é possível reverter a significativa queda de cabelo.

progesterona não é normalmente receitada para esta condição. Aumenta o risco de trombose e outros efeitos colaterais. Embora ele pode reduzir o efeito da testosterona, se tomado em doses elevadas, pode também, paradoxalmente,inibir a ação do estrogênio e pode, portanto, anti-feminizar efeitos, como aumento da libido e fazendo com que o ressurgimento de pelos faciais.

Homens Trans — Masculinizantes medicação

  • Testosterona
    A testosterona é geralmente administrada através de injeção intramuscular ou subcutânea a cada duas a três semanas.

- ésteres de testosterona (injeção)
- enantato de testosterona (injetados, para aqueles com alergia a amendoim)
- undecanoato de testosterona (de preferência, injetado, também disponível
em forma de comprimido)
- gel de testosterona (aplicado ao diário da pele)
- adesivos de testosterona (aplicado ao diário da pele)
- testosterona oral (pílula na boca entre a bochecha e da goma até que ela se dissolve e seja absorvido através das mucosas).

Medicação para baixar os níveis de estrógeno

Este medicamento não é sempre considerado como necessário, porque a testosterona só pode ser muito eficaz para muitos homens trans. Ambos goserelina e leuprorrelina podem ser administrados por injeção subcutânea. Estes produtos não bloqueiam a testosterona produzida pelas glândulas supra-renais e se acredita que eles têm poucos efeitos colaterais.

Hormonios Femininos

Esse texto é para você que está buscando informações sobre quais remédios (hormônios) deve tomar para ter um corpo mais feminino, seja buscando realizar uma cirurgia para reconstrução genital, ou apenas para ter formas corporais mais femininas, sem perder ereção e a libido.
Saiba, antes de mais nada, que não sou nenhuma especialista no assunto, mas estou tentando reunir o máximo de informação, através de relatos pessoais meus e das pessoas que tomam os medicamentos e colaboram com informações das suas experiências, para que com isso as dúvidas sobre o assunto sejam esclarecidas e oriente sobre as decisões a tomar, quanto ao uso dos medicamentos.

Observo duas situações importantes sobre o assunto: A primeira é o jeito CERTO de fazer a terapia hormonal e a segunda é fazer do jeito ERRADO.

1 — A Maneira Correta de se Fazer a Terapia Hormonal.

a) Procurar auxílio psicológico. O psicólogo vai poder ajudar a compreender melhor a sua situação, seus sentimentos e preparar para tomar a decisão adequada sobre tudo que envolve as mudanças que vão acontecer na sua vida.

b) Procurar um médico endocrinologista, esse é o especialista que você precisa para iniciar o tratamento hormonal. Ele vai solicitar exames para identificar as quantidades de estrogênio e testosterona no seu corpo, para poder receitar os remédios e dosagens mais adequadas. Além disso, fará o acompanhamento dos resultados da medicação aplicada, pois os remédios reagem de forma diferente conforme cada pessoa, então novos exames serão feitos e se necessário, os medicamentos e dosagens são alterados, para você conseguir os resultados desejados com o menor risco possível, afinal esses medicamentos produzem efeitos sérios no organismo, e precisam ser muito bem observados.

2 — A Maneira Errada de fazer a Terapia Hormonal.

a) Ignorar o auxílio médico e psicológico, e tomar medicação por conta própria, expondo sua a saúde a riscos de complicações sérias, como trombose que pode até levar a morte.

b) É ter pressa no tratamento, tomando doses elevadas dos medicamentos, achando que quanto mais alta a dose, mais rápidos serão os efeitos. Isso é ERRADO e PERIGOSO.

c) Não cercar-se de informações sobre o assunto, e achando que, se determinado medicamento deu certo numa pessoa, dará certo com você também. Isso é ERRADO, os medicamentos reagem de maneiras diferentes em cada pessoa, pois cada individuo tem uma determinada quantidade de hormônios no seu corpo e o seu metabolismo variável também.

Quais as Informações Necessárias?

Em primeiro lugar deve-se entender o que são os hormônios, para que servem e como atuam no nosso corpo, quais as modificações que poderão ocorrer com a terapia e quais os riscos a que estarei sujeita.

Vou passar o link do texto desse blog, que é o “Guia da Terapia Hormonal” , é de LEITURA OBRIGATÓRIA para quem pretende tomar hormonios. Clique aqui.
Só pra constar, o texto foi produzido no Reino Unido (Inglaterra), por um órgão equivalente ao nosso Ministério da Sáude, portanto é bem confiável, pois teve a participação de médicos e especialistas no assunto.

Quais os Princípios da Terapia Hormonal e Quais os Medicamentos?

O texto a seguir, foi recolhido na internet e infelizmente não tem uma autoria conhecida, não se sabe se algum médico elaborou, e portanto não são informações confiáveis.
Apenas servirá de referencia para entender a complexidade do tratamento.

Texto semelhante também está disponível no site do Grupo Brasileiro de Apoio a Transexualidade, acesse clicando aqui.

******* Principio da Terapia Hormonal*******

Em princípio existem vários tipos de terapia, cada qual para uma idade da pessoa.
Os tratamentos para jovens antes dos 18, e para adultos após os 35 são um pouco diferentes, e nesses casos, somente um médico poderá ajustar o tratamento, pois a terapia para adolescentes e pessoas depois dos 35 sofre muita variação, sendo portanto diferente e mais específica para funcionar completamente. No entanto, apesar dessas variações, se aplicam os mesmos remédios, apenas variando-se a dosagem padrão.

Na terapia para pessoas transfemininas são usados necessariamente três tipos de medicamentos mais os complementos vitamínicos:

1 — Antiandrógeno — Responsável pela castração química (inibição da produção ou eliminação de testosterona), que gera menor intensidade nos pelos androgeno dependentes e caracretísticas secundárias femininas, além de esterilidade

2 — Progestogênio — Responsável pela maturação da glãndula mamária e seios, além de ser possivelmente atuante como fator anti-carcinogênico na utilização do estrogênio

3 — Estrogênio — Responsável pela redistribuição de gordura, maturação dos seios, clareamento da pele e outras características secundárias femininas

Como complementos, devem ser usados aqueles que possuem vitamina B12, ácido Fólico e ferro. Dosagens:

ÁCIDO FÓLICO — (1 a 2 mg por dia)
VITAMINA B12 — (em torno de 5 mcg por dia)
FERRO — (10 a 15 mg por dia)

Atenção: Cada um desses remédios DEVE ser usado, pois a castração química é muito importante na mudança física do corpo. A progesterona deve ser utilizada para se evitar possibilidades posteriores de tumores de mama. E o complemento é fundamental para o crescimento ideal dos seios, redistribuição de gordura e assimilação metabólica do estrogênio.

Funcionalidades da terapia hormonal para pessoas transfemininas

O melhor tratamento, com as mudanças mais profundas, é obtido quando o paciente tem entre 18 e 28 anos, não sendo tão profundas quando se começa até 38, e menos ainda após os 48. Sobre o tratamento, ele é totalmente reversível até os primeiros quatro meses, e depois desse tempo, começa a se tornar irreversível.

Os efeitos da mudança física podem ser sentidos em grande maioria nos primeiros dois anos, quando a quase totalidade das mudanças pode ser notada, e termina em 5 anos, quando as mudanças físicas se completam, e praticamente mais nenhuma alteração pode ser notada.
A utilização dos hormônios é para a vida toda, mesmo depois de ser operar, no entanto, após a cirurgia, os níveis são diminuídos dramaticamente.

O tratamento hormonal gera:

01- diminuição da fertilidade até a esterilidade completa
02- diminuição do tamanho do pênis
03- aumento gradual dos seios
04- redistribução de gordura para regiões tipicamente femininas
05- mudança metabólica nos pelos. o crescimento de pelos no corpo se torna mais lento, e os pelos podem se tornar ligeiramente mais claros ou menos intensos.
06- diminuição do metabolismo corporal pela perda de massa muscular, gerando mais dificuldade em emagrecer
07- mudanças na epiderme. a pele se torna mais clara e fina, e a sensibilidade ao toque aumenta ligeiramente
08- mudança nos odores corporais . na urina e na pele
09- amplificação das emoções, tornando a pessoa mais sucetível a descargas emocionais, choros e outros sentimentos
10- atuação menor das glândulas sudoríparas, gerando menos suor

O tratamento hormonal não gera:

01- mudança na voz ou tom vocal.
02- redução dramática dos pelos faciais
03- mudaça no formato ou tamanho da ossatura do corpo
04- mudança no tamanho do pomo-de-adão
05- diminuição do tamanho dos pés, mãos e ombros

Administração dos Hormônios

Sobre a administração dos hormônios, é sabido que os melhores são os hormônios injetáveis, na medida em que eles tem apenas uma passagem pelo fígado, sendo metabolizados sem maiores problemas pelo organismo e gerando menos feitos colaterais.
No entanto, os hormônios administrados via intramuscular (injetáveis) geram muito desequilíbrio no balanço sérico, e acredito que a melhor utilização seja um tipo de hormônio injetável associado a um hormônio oral diário, evitando mudanças hormonais drásticas.

O início do tratamento leva em conta a ADMINSITRAÇÃO das MENORES DOSES dos hormônios e antiandrógenos, que depois aumentam GRADATIVAMENTE com o tempo até chegar a dose-padrão.

Isso é muito importante para evitar tromboses, embolias, desmaios, avitaminoses e depressão profunda.

O primeiro a ser administrado é o antiandrogênio, seguido da progesterona e estrogênio. Numa segunda etapa, administra-se o segundo estrogênio via intramuscular (injetável), transdérmico ou oral (não muito recomendado como segundo estrogênio).

Primeiros dois meses — Administração de um antiandrógeno

Terceiro a quarto mês — Administração de um progestogênio, do primeiro estrogênio e do complemento vitamínico

Quinto mês em diante — Administração de um segundo estrogênio
Essa ordem deve ser rigorosamente seguida, sob risco de causar problemas graves de saúde.

Diversos tipos e dosagens dos hormônios para “trans não operadas”

Tipos de Antiandrógenos

Droga: espironolactona
Nome comercial: Aldactone
Segurança: exelente
Eficácia: boa
Administração: oral
Dosagem Inicial Recomendada: 50 mg /dia
Dosagem Padrão: 100 a 200 mg /dia

Droga: finasterida
Nome comercial: Finasterida
Segurança: excelente
Eficácia: boa
Administração: oral
Dosagem Inicial Recomendada: 1 mg /dia
Dosagem Padrão: 1 a 5 mg /dia

Droga: acetato de ciproterona
Nome comercial: Androcur
Segurança: ruim
Eficácia: excelente
Administração: oral
Dosagem Inicial Recomendada: variável
Dosagem Padrão: variável

Tipos de Progesteronas:

Droga: acetato de medroxyprogesterona
Nome Comercial: Cycrin ou Provera
Segurança: médio
Eficácia: variável
Administração: oral
Dosagem Inicial
Recomendada: 2,5 mg /10 dias no mês
Dosagem Padrão: 5 a 10 mg /10 dias no mês*
Depo-provera é o nome comercial de um progestogênio a base de acetato de medroxyprogesterona, injetável. como o provera oral é avaliável, desaconselho a injeção visto alguns casos ocorridos de mal estar pelo uso intradérmico.

Tipos de Estrogênios

Droga:17-beta estradiol
Nome Comercial: Hormodose Gel
Segurança: excelente
Eficácia: excelente
Administração: transdermico
Dosagem Inicial Recomendada: 2 doses do disparador /dia
Dosagem Padrão: 2 doses do disparador /dia

Droga: valerato de estradiol
Nome Comercial: Elamax, Climene, Cicloprimogyna
Segurança: bom
Eficácia: excelente
Administração: oral
Dosagem Inicial Recomendada: 2 mg / dia
Dosagem Padrão: 4 a 6 mg /dia

Droga: valerato de estradiol
Nome Comercial: Gestadinona
Segurança: bom
Eficácia: excelente
Administração: injeção
Dosagem Inicial Recomendada: 1 /mês
Dosagem Padrão: 2 a 4 /mês

Droga: enantato de estradiol
Nome Comercial: Perlutan
Segurança: bom
Eficácia: excelente
Administração: injeção
Dosagem Inicial Recomendada: 1 /mês
Dosagem Padrão: 2 /mês*

Qualquer outro anticoncepcional a base de etinilestradiol (Diane35) ou estrognênios cunjugados (Premarin, Premelle) NÃO SÃO RECOMENDADOS por não serem eficientes.

Sugestão de tratamento

O Tratamento básico de muitos institutos europeus e norte-americanos priorizam algumas drogas que são ótimas devido a um baixo risco e uma alta eficácia.

Como ANTIANDRÓGENO, são usados:
ESPIRONOLACTONA em conjunto com FINASTERIDA.

Como PROGESTOGÊNIO, usa-se o ACETATO DE MEDROXYPROGESTERONA, e
COMO ESTROGÊNIO, usa-se ESTRADIOL NATURAL, 17-BETA ESTRADIOL OU VALERATO DE ESTRADIOL.

primeiro mês

DROGAS E DOSAGEM:
- 50 mg de aldactone diário + 1 mg finasterida- nenhum progestogênio — nenhum estrogênio — complemento vitamínico diário

segundo mês

DROGAS E DOSAGEM: — 100 mg de aldactone diário+ 2 mg finasterida- nenhum progestogênio- nenhum estrogênio- complemento vitamínico diário

terceiro mês

DROGAS E DOSAGEM: — 100 mg de aldactone diário+ 2 mg finasterida- 2,5 mg diários de cycrin durante 10 dias no mês- 2 mg de cicloprimogyna ou elamax diário- complemento vitamínico diário

quarto mês

DROGAS E DOSAGEM: — 150 mg de aldactone diário+ 3 mg finasterida- 2,5 mg diários de cycrin durante 10 dias no mês- 2 mg de cicloprimogyna ou elamax diário- complemento vitamínico diário

quinto mês

DROGAS E DOSAGEM: — 150 mg de aldactone diário+ 3 mg finasterida- 5 mg diários de cycrin durante 10 dias no mês- 4 mg de cicloprimogyna ou elamax diário- 1 dose diária do disparador de hormodose gel- complemento vitamínico diário

sexto mês

DROGAS E DOSAGEM: — 200 mg de aldactone diário+ 4 mg finasterida- 5 mg diários de cycrin durante 10 dias no mês- 4 mg de cicloprimogyna ou elamax diário- 2 doses diárias do disparador de hormodose gel- complemento vitamínico diário

sétimo mês

DROGAS E DOSAGEM: — 200 mg de aldactone diário+ 5 mg finasterida- 10 mg diários de cycrin durante 10 dias no mês- 6 mg de cicloprimogyna ou elamax diário- 2 a 3 doses diárias do disparador de hormodose gel- complemento vitamínico diário

oitavo mês em diante

DROGAS E DOSAGEM: manter dose do sétimo mês sempre! Essa tabela deve ser seguida exatamente como foi descrito. Não se deve aumentar as doses ou modificá-las. Caso o médico opte por outra medicação ou hormonios injetáveis, este deve ser escolhido com muito critério.

****ATENÇÃO PARA TRATAMENTO PARCIAL****

São muitas as pessoas que querem apenas ter alguma modificação no corpo e querem manter a ereção.
Para essas pessoas é muito difícil encontrar informações adequadas, contudo tem uma prática comum feita por diversas pessoas, que é combinar um antiandrogeno, pode ser finasterida ou androcur com um anticoncepcional.

O tratamento completo é preciso tomar 3 tipos de hormonios.

ANTIANDROGENO
ESTROGENIO
PROGESTÁGENO OU PROGESTERONA

Os anticoncepcionais geralmente combinam os dois últimos tipos de hormonios (estrógeno e Progestágeno), sendo em dosagens baixas.
Então o uso do Antiandrógeno + anticoncepcional, é como se estivesse fazendo o tratamento parcial.
Pode ter sim alguma mudança no corpo (varia conforme cada pessoa) assim como também pode manter a ereção, pois com as doses mais baixas não se consolida a castração quimica do tratamento completo. (mas também é variável conforme cada pessoa).

A sugestão para tratamento parcial é:

Finasterida 1mg durante 3 meses sem nenhum anticoncepcional e depois disso passa a tomar o Finasterida 5mg + um comprimido diário de um anticoncepcional(oral).

Obs. Como são muitos os tipos e nomes de anticoncepcionais orais, é preciso olhar na bula, lá tem a dosagem das substâncias usadas, por exemplo 0,02 a 0,05 mg. isso é o que determina se é mais fraco ou mais forte.

Atenção: Anticoncepcional injetavel (perlutan) é muito forte pois é uma dose única por mês, melhor seria tomá-lo a cada 60 dias.

Se auto-medicar é errado e muito arriscado, mas mesmo assim, muita gente faz isso, seja por se sentir constrangida de procurar um médico, ou por motivos financeiros, enfim.
O mais importante é a pessoa que decide se auto medicar, conhecer os riscos aos quais estará sujeita e entender que os resultados são variáveis. Seguir a tabela acima da sugestão de tratamento, não significa que terá o resultado desejado.

Lembre-se sempre:

1 — Todos esses medicamentos sujeitam à usuária o risco de trombose.

2 — O risco só pode ser minimizado com os exames adequados e orientados por um médico endocrinologista.

3 — Os remédios têm reações diferentes para cada pessoa, o fato de uma pessoa tomar determinados remédios e não ter problemas, não significa que será assim também com você.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!