Bolsonaro cria conselho para crise e governo decreta luto de 3 dias
26/01/2019 10:13 em Brasil

  

                  Grupo emergencial será chefiado pelo ministro da Casa Civil, Onyz Lorenzoni

      Opresidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta (25) um decreto que cria um conselho e um comitê para monitorar os desdobramentos do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG).

       O texto foi publicado em edição extra do (DOU) Diário Oficial da União. 

+ O que se sabe até agora sobre a tragédia em Brumadinho

O conselho será composto por dez ministros e será chefiado por Onyx Lorenzoni (Casa Civil). O órgão terá como objetivo "acompanhar e fiscalizar as atividades a serem executadas em decorrência da ruptura da barragem do Córrego Feijão, em Brumadinho (MG)". 

No mesmo decreto, foi criado ainda um comitê de gestão e avaliação de respostas a desastre, que fará reuniões semanais e contará com representantes dos mesmos dez ministérios. 

     O objetivo do comitê será "acompanhar as ações de socorro, de assistência, de reestabelecimento de serviços essenciais afetados, de recuperação de ecossistemas e de reconstrução decorrentes do desastre", diz o texto.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou luto oficial de três dias no estado.

O governo ainda avalia a possibilidade de que seja decretado um estado de emergência no estado, o que dependeria de pedido de Minas. Essa medida, usada em 2015 com o desastre de Mariana, facilita ajudas financeiras ao estado. Com informações da Folhapress.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!