O que estudar para ser um bom locutor de rádio
24/01/2018 17:40 em Novidades
O que estudar para ser um locutor?

 

Como faço para ser Locutor de Rádio?

Hoje em dia, a maneira mais prática de começar uma carreira de locutor é através de cursos técnicos de locução. Pode-se aprender, nesses cursos, a colocar a voz corretamente na locução, ritmo de leitura, dicção, improvisação, etc. Os cursos podem ser oferecidos por escolas de teatro ou escolas específicas de locução.

É importante procurar por um curso que ofereça o Documento de Registro Profissional, conhecido popularmente por DRT. Esse documento é exigido pelo sindicato dos radialistas, e todos os profissionais de locução precisam dele para se candidatar a um emprego.

Existe alguma outra opção para seguir carreira em locução?

Existe sim! Dentro dos cursos de Comunicação Social, como Jornalismo, Publicidade ou Rádio e TV, você pode encontrar direcionamento para estágios em locução. Procure por alguma faculdade que publique podcasts, ou possua uma rádio ou TV online, como por exemplo a Rádio UFMG Educativa.

Alguns professores tem uma afinidade especial pelo radialismo e podem te encaminhar para estágios dentro da universidade. Converse com seus professores e procure informações.
Lembrando que os cursos citados não são voltados à locução, nem mesmo ao radialismo. Se quiser cursar alguma das graduações dentro da esfera da Comunicação Social, é importante ter afinidade com o conteúdo dos cursos também. Por exemplo, se seu interesse é voltado a locução publicitária, talvez o curso de Publicidade se encaixe melhor em suas expectativas.

Ainda existe faculdade de radialismo?

A graduação para radialista era muito procurada, mas hoje em dia infelizmente não existe mais. Atualmente, encontramos o bacharelado em Rádio e TV, que como o próprio nome diz, não é voltado apenas aos profissionais do rádio.

A graduação também pode incluir Internet e Vídeo e geralmente é focada na direção, criação e produção de conteúdos. Pelo caráter operacional e prático da profissão, as disciplinas cursadas também costumam ser voltadas à execução das atividades diárias de um profissional de rádio e TV.

Mas também é essencial ter um bom embasamento teórico. Se o seu objetivo é trabalhar apenas com a locução, esta opção de curso é muito extensa e abrangente para isso, pois as disciplinas também englobam redação, sonoplastia, telejornalismo, estudos culturais, entre outros tópicos. Entretanto, se você também se interessa por essas áreas de produção de conteúdos radiofônicos e televisivos, talvez essa seja a melhor opção a ser considerada.

Se seu sonho é trabalhar com locução e pretende cursar Rádio e TV, não se esqueça de verificar na Matriz Curricular da universidade a qual pretende se candidatar, se existe uma matéria específica de locução no curso.

Posso aprender sozinho? Como começar?

Antes mesmo de começar alguma graduação ou curso técnico, é possível aprender um pouco sobre locução para rádio de diversas formas:

– LEITURA: Através de e-books ou exercícios de locução disponíveis online é possível adquirir muito conhecimento. Existem conteúdos gratuitos que são fantásticos, mas também considere a ideia de comprar um e-book ou livro físico.

– VISITAS: Uma rádio comunitária é um exemplo de um lugar excelente para se conhecer, mas também é possível visitar rádios universitárias ou até mesmo grandes emissoras. Socialize com as pessoas, faça perguntas inteligentes sobre o trabalho e peça dicas de como começar a carreira como locutor. Converse com eles sobre seu sonho, solicite a gravação de um teste e um feedback sincero. Ofereça-se como estagiário, mesmo que, a princípio, não te posicionem na locução. Uma das coisas mais importantes no mercado de trabalho é a construção de uma boa rede de relacionamentos, o famoso networking. Aproveite essa oportunidade e construa-o.

– TREINAMENTO: A teoria não é nada sem a prática. Faça gravações em casa, ouça o que gravou e procure melhorar. Você pode criar sua própria rádio online para utilizar como laboratório. Seus amigos, mesmo sem experiência na área, podem oferecer críticas relevantes, por isso é importante sempre divulgar o seu trabalho e saber receber os feedbacks. Por exemplo: se eles acharam fácil de entender, se tiveram dificuldade em se concentrar, se sua voz parecia monótona, etc.

– APERFEIÇOAMENTO: Não foque apenas no que aprendeu por si só. Procure cursos de locução profissional e tenha a DRT. Para se destacar ainda mais, considere fazer cursos de Teatro ou Oratória. Em algumas cidades, é possível encontrar esses cursos em Centros Culturais gratuitamente ou por preços acessíveis. Saber falar inglês também é um diferencial.

– SEJA VISTO: Faça um perfil no LinkedIn e mostre seu trabalho. Comente em blogs sobre o assunto e divulgue seu portfólio. Procure por freelancer na área, em sites reconhecidos como o 99freelas e o Workana. Volte às rádios que visitou e ofereça seus serviços. Você pode começar como operador, editor, ou estagiário: o importante é ter muita dedicação e muita vontade de crescer!

Lembre-se: sua voz é seu trabalho!

Todos os profissionais de voz, como os locutores, cantores e professores, precisam de acompanhamento com um fonoaudiólogo para manter sua saúde vocal. Mas, antes mesmo de conseguir um emprego na área, é importante já começar a cuidar bem de seu meio de sustento.

Evite:
– Pigarrear em excesso;
– Gritar ou sussurrar;
– Respirar pela boca;
– Cigarro;
– Excesso de álcool;
– Excesso de cafeína;
– Bebidas muito geladas ou muito quentes.

Procure sempre:
– Beber muita água, para manter as cordas vocais hidratadas;
– Bocejar de manhã;
– Fazer exercícios vocálicos;
– Exercitar-se.

Dica extra: A maçã é um adstringente natural e ajuda a limpar o trato vocal, sendo uma ótima aliada nos cuidados com sua voz.

Não se esqueça: A dedicação e o trabalho duro são mais essenciais na carreira de locutor do que o talento natural e a voz bonita. Se você deseja ingressar na carreira, não desanime nas primeiras dificuldades. Procure sempre ser melhor do que era antes e busque feedbacks constantes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
HORÓSCOPO VIRTUAL
PUBLICIDADE